Stuart Russell e Peter Norvig | Inteligência Artificial

Inteligência Artificial 2 1.1.1 Agir de forma humana: abordagem do teste de Turing O teste de Turing , proposto por Alan Turing (1950), foi projetado como um experimento hipo- tético que deixaria de lado a vacuidade filosófica da questão “Uma máquina pode pensar?”. Um computador passará no teste se um interrogador humano, depois de propor algumas perguntas por escrito, não conseguir descobrir se as respostas escritas vêm de uma pessoa ou de um com- putador. O Capítulo 27 discute os detalhes do teste e também se um computador seria de fato in- teligente se passasse nele. Por enquanto, observamos que programar um computador para passar no teste já nos dá muito no que trabalhar. O computador precisaria ter as seguintes capacidades: • Processamento de linguagem natural para permitir que ele se comunique com sucesso em uma linguagem humana. • Representação de conhecimento para armazenar o que sabe ou ouve. • Raciocínio automatizado para responder a perguntas e tirar novas conclusões. • Aprendizado de máquina para se adaptar a novas circunstâncias e para detectar e extrapolar padrões. Turing enxergava a simulação física de uma pessoa como desnecessária para demonstrar inte- ligência. Entretanto, outros pesquisadores propuseram o chamado teste de Turing total , que exige interação com objetos e pessoas no mundo real. Para ser aprovado no teste de Turing total, um robô precisará de: • Visão computacional e reconhecimento de fala para perceber o mundo. • Robótica para manipular objetos e mover-se. Essas seis disciplinas compõem a maior parte da IA. Ainda assim, os pesquisadores da IA têm dedicado pouco esforço à aprovação no teste de Turing, acreditando que seja mais importante estudar os princípios básicos da inteligência. A busca pelo “voo artificial” teve sucesso quando engenheiros e inventores pararam de imitar os pássaros e começaram a usar túneis de vento e aprender sobre aerodinâmica. Os textos de engenharia aeronáutica não definem como objetivo de seu campo criar “máquinas que voem exatamente como pombos a ponto de poderem enga- nar até mesmo outros pombos”. 1.1.2 Pensar de forma humana: estratégia de modelagem cognitiva Se pretendemos dizer que dado programa pensa como um ser humano, temos de ter alguma forma de determinar como os seres humanos pensam. Podemos aprender sobre o pensamento humano de três maneiras: • I ntrospecção – procurando captar nossos próprios pensamentos à medida que eles se desenvolvem. • Experimentos psicológicos – observando uma pessoa em ação. • Imagens cerebrais – observando o cérebro em ação. Assim que tivermos uma teoria da mente suficientemente precisa, será possível expressar a teoria como um programa de computador. Se o comportamento de entrada e saída do pro- grama coincidir com o comportamento humano correspondente, teremos evidência de que alguns dos mecanismos do programa também podem operar nos seres humanos. Por exemplo, Allen Newell e Herbert Simon, que desenvolveram o GPS, o “Resolvedor Geral de Problemas” (do inglês General Problem Solver ) (Newell e Simon, 1961), não se con- tentaram em fazer seu programa resolver problemas de modo correto. Eles estavam mais preo- cupados em comparar os passos de suas etapas de raciocínio aos passos de indivíduos hu- manos resolvendo os mesmos problemas. O campo interdisciplinar da ciência cognitiva reúne modelos computacionais da IA e técnicas experimentais da psicologia para construir teorias precisas e verificáveis a respeito dos processos de funcionamento da mente humana. A ciência cognitiva é um campo fascinante por si só, merecedora de diversos livros e de pelo menos uma enciclopédia (Wilson e Keil, 1999). Ocasionalmente, apresentaremos co- mentários a respeito de semelhanças ou diferenças entre técnicas de IA e cognição humana. Porém, a ciência cognitiva de verdade se baseia necessariamente na investigação experimental Teste de Turing Processamento de linguagem natural Representação de conhecimento Raciocínio automatizado Aprendizado de máquina Teste de Turing total Visão computacional Robótica Introspecção Experimento psicológico Imagem cerebral Ciência cognitiva

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